Apresentação

O Núcleo de Inteligência Social (NIS) é um centro de pesquisas fundado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pela agência humanitária de desenvolvimento infantil e social ChildFund Brasil.

Identifica, diagnostica e propõe soluções para demandas sociais, integrando alianças entre as pesquisas acadêmicas, práticas do terceiro e inteligência de mercado.

Em suas atividades o NIS se propõe a alcançar impacto social sustentável, através de metodologias e abordagens de análise, coleta e análise de dados, interpretação e aplicação de tecnologias sociais.

Missão

Realizar pesquisas sociais com apoio tecnológico e gestão de impactos sociais mensuráveis, através de parcerias intersetoriais.

Visão

Contribuir para o desenvolvimento social do Brasil, tornando-se um núcleo para soluções de impacto.

ChildFund Brasil – Fundo para Crianças

Desde 1966 no país, o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e monitoramento de programas sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude seu direito à cidadania. Atualmente beneficia cerca de 40 mil pessoas no Brasil e conta com 32 mil doadores regulares (padrinhos).

Pontifícia Universidade Católica - PUC Minas

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), instituição de ensino superior fundada em 1958. Reúne mais de 60 mil estudantes inscritos em cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, além de cerca de 2.000 professores e mais de 2.700 funcionários da carreira técnico-administrativa. 

Por meio da integração entre o ensino de graduação e de pós-graduação, da pesquisa e da extensão, vem desenvolvendo projetos inovadores, pautados na perspectiva de formação humanista e científica de seu alunado, bem como na busca pela transformação da sociedade.

  • Linha do Tempo

  • 2015

    Aliança estratégica da PUC Minas com o ChildFund Brasil

  • 2016

    Desenvolvimento da estratégia de atuação da equipe NIS

  • 2017

    Parceria com a R.Garber Estatística e Inovações (RJ)

  • 2018

    Colaboradores do ChildFund Brasil iniciam em programas de Mestrado da PUC Minas

  • 2019

    Espaço físico do NIS no prédio EMAÚS da PUC Minas Coração Eucarístico

  • 2019

    Apresentação de proposta metodológica para criação do Índice de Pobreza Multidimensional – IPM/NIS para os estados do Maranhão, Piauí e Paraíba

  • 2020

    Apresentação do Índice de Pobreza Multidimensional – IPM/NIS para todos os estados brasileiros

  • 2021

    Desenvolvimento de proposta metodológica para determinação de estimativas do número de residentes em situação de Insegurança Alimentar no Brasil na escala municipal. Desenvolvimento de sistema computacional para coleta e análise de dados das famílias atendidas pelo ChildFund Brasil. Renovação do Acordo de Cooperação para Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária entre a PUC Minas e o ChildFund Brasil

  • 2022

    Em execução: Avanços nos estudos de Insegurança Alimentar e da desagregação do IPM-NIS por sexo e raça/cor; Estudos de indicadores de taxa de cobertura vacinal infantil e taxa de mortalidade infantil.